Saneamento: Câmara de Santa Catarina vai colocar até Junho 200 novos contentores de lixo em todas as localidades

Inicio | Ambiente
Saneamento: Câmara de Santa Catarina vai colocar até Junho 200 novos contentores de lixo em todas as localidades
30/01/24 - 07:41 pm

Assomada, 29 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina pretende colocar até Junho deste ano 200 novos contentores em todos os 22 bairros da cidade de Assomada e 56 localidades desse município do interior de Santiago.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo vereador do Ambiente e Saneamento, Vladmir Brito, indicando que a aquisição desses novos equipamentos, num investimento de “mais de 5.000 contos”, vai contar com apoio do Fundo do Ambiente.

“Para este ano pretendemos adquirir mais 200 contentores para substituir os contentores antigos por novos, visando dar uma outra imagem à cidade de Assomada e as demais localidades”, explicou o autarca.

A aquisição dos novos contentores, sendo 100 de plásticos e 100 de metal, segundo este responsável, visa renovar e reforçar os bairros da cidade de Assomada e localidades do concelho com contentores e dotar as que não têm.

Ou seja, ajuntou, o município liderado por Jassira Monteiro pretende dotar todos os 22 bairros da cidade de Assomada e as 56 localidades do concelho de contentores de lixo.

Para este ano, avançou ainda que o pelouro que dirige vai reforçar por mais uma hora a recolha de lixo porta-a-porta no centro da cidade de Assomada, que é feito no período da tarde.

O autarca lembrou que a câmara vai punir os munícipes que lançam lixo na via pública, assegurando que a fiscalização municipal e a autoridade policial “serão firmes na punição” dos infractores.

Por outro lado, lembrou que este município santiaguense tem vindo a realizar investimentos na ordem de “várias dezenas de milhões de escudos” destinados à aquisição de máquinas e equipamentos, com enfoque na melhoria dos serviços de saneamento básico municipal.

O município conta com cinco viaturas de recolha de lixo, sendo quatro camiões e uma de apoio de caixa aberta, e tem uma equipa reforçada na recolha e tratamento do lixo, que é depositado no aterro sanitário de Santiago.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar