São Nicolau: Câmara do Tarrafal entrega kits de segurança a um grupo de pescadores locais

Inicio | Economia
São Nicolau: Câmara do Tarrafal entrega kits de segurança a um grupo de pescadores locais
06/02/24 - 06:47 am

Ribeira Brava, 05 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau  procedeu à entrega de kits de segurança a um grupo de pescadores do concelho, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, celebradas segunda-feira, 05.

Segundo a vereadora do pelouro da Pesca da câmara do Tarrafal, Dorys dos Santos, o município ainda tem 43 embarcações que não dispõem do sistema GPS, pelo que o objectivo da autarquia é apoiar todos os pescadores com a entrega de kits de segurança no mar.

“Hoje fizemos a entrega de 12 equipamentos de GPS, em parceria com a Direcção Nacional das Pescas, que vem ajudar os pescadores a terem melhores condições de segurança para exercerem a sua actividade”, sublinhou.

Segundo a mesma fonte foram entregues ainda mais 15 coletes salva-vidas aos pescadores, sendo que parte destes coletes foram oferecidos pelo Complexo de Pesca do Tarrafal.

Dorys dos Santos realçou o facto de os novos membros da Associação dos Pescadores do Tarrafal terem tomado posse na segunda-feira, 05, depois de mais de cinco anos com a associação inactiva, pelo que considera que junto com a nova direção a autarquia espera fazer mais para os pescadores locais.

José Luís, um dos beneficiários, afirmou que os equipamentos são “uma mais-valia”, pois permite aos pescadores exercerem a sua actividade com “maior segurança”, principalmente à noite, e fez votos que mais companheiros sejam contemplados.

O Dia Nacional do Pescador comemora-se a 5 de Fevereiro e foi instituído por resolução do Conselho de Ministros nº5/2003 de 24 de julho, com vista a prestar um “justo reconhecimento” aos pescadores cabo-verdianos e homenagear a memória de todos aqueles que ao longo dos anos têm se dedicado à actividade da pesca.

A data objectiva ainda alertar a população para a necessidade de “maior valorização” da actividade da pesca e incentivar as comunidades piscatórias a participar e usufruir do processo de desenvolvimento nacional.

WM/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar