Ministério da Educação abre convocatória para apresentação de projectos e iniciativas de cooperação triangular
Ministério da Educação abre convocatória para apresentação de projectos e iniciativas de cooperação triangular
Cidade da Praia, 15 fev (Inforpress) - O Ministério da Educação, através da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), informa que se encontra aberta a primeira convocatória para apresentação de projectos e iniciativas de cooperação triangular entre a Ibero-américa e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
A proposta, que acontece no âmbito da criação do Fundo de Cooperação Triangular Portugal, América Latina e África, entre o Governo de Portugal e o Secretariado Geral Ibero-Americano (SEGIB), conta com um milhão de euros disponibilizado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. que será gerido pela Secretária-geral Ibero-Americana por um período de dois anos (2024-2025).
A convocatória, segundo a mesma fonte, ficará aberta até o dia 1 de Abril de 2024, sendo elegível para projectos nas áreas da educação, saúde, igualdade de género, alterações climáticas, segurança alimentar, cultura, coesão social, transformação digital e educação para o desenvolvimento.
Neste âmbito, os projectos e iniciativas, que podem ser apresentados em português ou espanhol, devem contar com, pelo menos, um sócio português, um sócio latino-americano e um sócio de um país africano de língua oficial portuguesa.
As propostas vencedoras contarão com um financiamento entre 50 mil euros e 200 mil euros, o que representará 85% do orçamento apresentado.
As propostas, informa ainda a mesma fonte, deverão ser apresentadas numa das seguintes categorias: categoria I: Geração e divulgação de conhecimento por meio de pesquisas, relatórios, fóruns/congressos e categoria II: Formação, capacitação ou promoção de acções de treinamento e formação de pessoas.
A convocatória surge após a criação, no dia 7 de Julho de 2023, do Fundo de Cooperação Triangular Portugal-América Latina e África entre o Governo de Portugal e a Secretária-geral Ibero-Americana
É de realçar que para esta convocatória, estão disponíveis 750 mil euros do Fundo.
PC/ZS
Inforpress/Fim