Portugal: Embaixador anuncia programação “mais estruturada” para Centro Cultural Cabo Verde em 2024 (c/áudio)
Portugal: Embaixador anuncia programação “mais estruturada” para Centro Cultural Cabo Verde em 2024 (c/áudio)
Lisboa, 09 Fev (Inforpress) – O embaixador de Cabo Verde em Portugal revelou os planos do Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, para o ano de 2024, expressando otimismo em relação à capacidade de implementar uma programação mais abrangente.
Em declarações à Inforpress, Eurico Monteiro destacou os desafios superados nos anos anteriores, ressaltando as dificuldades enfrentadas em 2019 [ano da abertura do CCCV] e as adaptações improvisadas durante o período de 2021-2022, expressando confiança de que o centro cultural está agora em condições de avançar de forma mais estruturada.
“Eu creio que desta feita estamos em condições de fazer uma programação que seja um pouco mais cuidada, procurando duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, corresponder às iniciativas que vão surgindo da comunidade cabo-verdiana aqui residente, mas também de vários artistas e produtores de cultura do Cabo Verde”, afirmou o embaixador.
O Centro Cultural Cabo Verde planeia equilibrar a promoção de eventos culturais considerados importantes pela instituição, com a incorporação de datas significativas e obrigatórias, tendo o embaixador enfatizado a importância de encontrar um ponto de equilíbrio entre as iniciativas da comunidade e a promoção de eventos próprios.
“Eu creio que este ano 2024 estaremos em condições de corresponder mais aquilo que de facto foi concebido tipicamente como o Centro Cultural de Cabo Verde. É tanta a procura que às vezes ficamos com pouco espaço para o lançamento de iniciativas nossas”, frisou.
Eurico Monteiro reconheceu a “grande procura” e a participação activa da comunidade cabo-verdiana em Portugal e de residentes em várias partes do mundo, sustentando que este ano a instituição fará um esforço para encontrar um equilíbrio, permitindo espaço tanto para iniciativas externas quanto para os eventos que consideram cruciais para o Centro Cultural de Cabo Verde.
Ao longo dos anos, o CCCV recebeu artistas de diversas origens, incluindo cabo-verdianos radicados na Austrália e nos Países Baixos, além de participantes de vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O Centro Cultural Cabo Verde foi inaugurado em Julho de 2019, no âmbito das comemorações do 44º aniversário da independência de Cabo Verde, assinalado a 05 de Julho.
DR/AA
Inforpress/Fim