São Vicente: Sindicato suspende greve dos bombeiros após entendimento com a câmara
São Vicente: Sindicato suspende greve dos bombeiros após entendimento com a câmara
Mindelo, 09 Fev (Inforpress) – O Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa) informou hoje que a greve dos bombeiros, prevista para arrancar hoje até 14 de Fevereiro, foi suspensa após entendimento com a câmara de São Vicente.
De acordo com nota do sindicato, na reunião na Direcção-geral do Trabalho a autarquia alegou que em relação à refeição não encontrou nenhum serviço que pudesse dispor de meios para confeccionar e efectuar a entrega da refeição no turno das 00:00 às 08:00.
Assim, explicou, ficou o entendimento que a corporação ficará encarregue de conseguir tal meio e assim que for conseguido será afectivado,
Conforme o sindicato, a câmara informou que “o aumento do subsídio de turno será efectivado no dia 18 com o pagamento incluindo os retroactivos porque a sua não atribuição foi o resultado de um lapso dos Recursos Humanos".
Sobre as viaturas dos bombeiros, a autarquia alegou também que o processo de inspecção foi efectuada, ficando à disposição dos bombeiros da corporação a consulta de toda a documentação afecta às mesmas.
“Dado o consenso entre as partes, a compreensão da parte representativa dos trabalhadores e na certeza do cumprimento do reivindicado, comunica-se o levantamento da greve”, anunciou o Siacsa, que reiterou que após a assinatura de um acordo de entendimento este deverá ser dado andamento na medida em que for acordado.
“Qualquer situação que venha a impossibilitar o seu cumprimento deverá ser comunicada à outra parte, por uma questão de respeito entre as instituições”, pediu o sindicato, acrescentando que “se fosse dada atenção à nota anteriormente enviada às reivindicações seriam solucionadas sem recurso à greve”.
CD/AA
Inforpress/Fim