Ver Noticias

São Vicente: CCAD quer resposta multifacetada e integrada para reactivar funcionamento de espaço de resposta 

Corrida de Cavalo: Passadinha do Fogo e Marizia de Santo Antão renovam títulos de campeão

Futebol/Campeonato Nacional: Morabeza empata em casa com campeão nacional

Mais de duas mil pessoas soterradas em deslizamento de terras na Papua Nova Guiné

Futebol/Campeonato CV: Jogo entre Rosariense e Juventude termina empatado a um golo

Presidente da República profere conferência na Universidade de Santiago

Cidade da Praia, 25 Mai. (Inforpress) - “Democracia e Direitos Humanos num mundo em mudanças” é o tema de uma conferência a ser proferida na segunda-feira, 27, pelo Presidente da República, José Maria Neves, na Universidade de Santiago, em Assomada.

O colóquio, de acordo com uma nota da Presidência da República enviada à Inforpress, insere-se na Semana Académica 2024 da Universidade de Santiago (US), que se realiza de 27 a 31 do corrente e tem como palco os campus de Assomada e da Cidade da Praia.

A Semana Académica da US visa celebrar e aproximar a academia à comunidade, envolvendo-a em programas de intervenção social e de mobilização cultural, além de promover sinergias em prol de acções que propiciem, directa ou indirectamente, o bem-estar individual e colectivo.

Sob o lema “Dar vez às vozes”, a Semana Académica da UC conta ainda com um rol de actividades voltadas para a comunidade, mobilizando diferentes segmentos e grupos a intervir para o processo de desenvolvimento socioeconómico local e nacional.

“Desta forma a Universidade de Santiago acredita também agregar valor ao conhecimento académico, transformando-o num bem socialmente relevante e útil à sociedade, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das populações, o desenvolvimento sustentável, a paz, a justiça social e a promoção de valores culturais”, escreve a missiva presidencial.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: Safra de cana de açúcar e industrialização do grogue na recta final – agricultores prometem cumprir prazo legal

Porto Novo, 26 Mai (Inforpress) – A safra de cana de açúcar e industrialização do grogue no município do Porto Novo, Santo Antão, está na recta final e os agricultores acreditam que vão conseguir cumprir o prazo, apesar da escassez de mão-de-obra.

A colheita de cana sacarina neste concelho de Santo Antão foi, este ano, condicionada pela falta de mão-de-obra, mas os agricultores, abordados pela Inforpress, dizem acreditar que vão conseguir cumprir o prazo estipulado pela lei para a safra, que vai até ao dia 31 deste mês de Maio.  

É o caso dos agricultores em Tarrafal de Monte Trigo, um dos principais vales agrícolas do concelho do Porto Novo, que garantiram que, apesar dos constrangimentos encontrados, como a falta de trabalhadores e avarias nas unidades de produção, descartam a possibilidade de pedir ao Governo o prolongamento do prazo para a colheita da cana sacarina e industrialização do grogue.  

Graciano Évora, porta-voz dos produtores, reafirmou à Inforpress que é possível cumprir o prazo estabelecido pela lei para a safra da cana de açúcar e industrialização do grogue nessa localidade.    

O período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio, conforme a legislação sobre a matéria.

Entretanto, no concelho do Porto Novo, os produtores têm estado a defender a antecipação da data para 01 de Dezembro, com o argumento de que, nessa altura, a cana sacarina produzida localmente já atingiu a “fase de maturação” por causa do clima.

JM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Santa Catarina: Hospital Santa Rita Vieira celebra missa solene da sua santa padroeira Santa Rita de Cássia

Assomada, 26 Maio (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Santa Catarina, celebrou hoje a solenidade da sua santa padroeira, Santa Rita de Cássia, na presença de entidades locais, regionais, administração, funcionários do hospital e centenas de fiéis.

Numa cerimónia presidida no largo da capela do referido hospital, o padre Esmeraldo Borges, pároco da paróquia de Santa Catarina, explicou que hoje, no domingo em que se celebra a Santíssima Trindade, também foi celebrada a memória da Santa Rita de Cássia, que liturgicamente é celebrado a 22 de Maio, mas que foi celebrada hoje por ser domingo permitindo assim a participação dos fiéis.

Na sua homilia, o pároco pediu às centenas de fiéis presentes que tenham confiança, resiliência e força, para não se desanimarem diante das dificuldades, reforçando que este é o exemplo que Santa Rita de Cássia deixou.

O sacerdote defendeu que “quem tem fé não pode ter medo do sofrimento, porque Jesus ensina que o sofrimento deve ser encarado de frente e com confiança Nele e que assim Ele nos ajuda a alcançar a vitória que é a saída do sofrimento”.

Para finalizar, o sacerdote pediu aos fiéis que rezem e peçam à Santa Rita de Cássia, “Santa das causas impossíveis”, para que ilumine os profissionais de saúde no cumprimento da sua missão, que é salvar vidas humanas.

Este é o terceiro ano consecutivo das celebrações em honra a Santa Rita de Cássia, com celebração da missa na capela construída no hospital, que tem sido também um momento de levar uma palavra de conforto e fé aos doentes internados, sendo que, na sequência da missa, o padre, acompanhado das autoridades presentes e da imagem da Santa, visitou todas as enfermarias, conversando com os doentes internados, abençoando e desejando melhoras e boa recuperação.

O Hospital Santa Rita Vieira está situado em Achada Falcão, Santa Catarina, integrando a Região Sanitária de Santiago Norte, cuja missão fundamental é a prestação de cuidados hospitalares, secundários num nível de melhor qualidade, em complementaridade à atenção primária. Serve uma população de cerca de 120.260 habitantes (Censo – 2010 – Projecção demográfica de CV 2010 – 2030), residentes nos seis municípios: Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, São Salvador do Mundo, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.

MC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Casa das Artes no município de são Miguel recebe nome do falecido humorista Nhu Puxin

Calheta, 26 Maio (Inforpress) – A Casa das Artes no município de São Miguel passa agora a ‘carregar’ o nome do falecido humorista João Baptista Velhinho Rodrigues, conhecido por Nhu Puxin ou Nastaci Lopi.

Este nome foi atribuído numa cerimónia oficial, na noite deste sábado, 25, após uma cerimónia religiosa, na presença da viúva, dos filhos, irmãos, netos, vários humoristas, amigos, secretária de Estado do Ensino Superior e eleitos municipais.

Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, disse tratar-se de uma homenagem a um micaelense de “grande referência” no país e além-fronteiras.

No acto da homenagem, a título póstumo, o autarca considerou que Nhu Puxin foi um “exímio fazedor de cultura” que não se esquecia das suas origens, mantendo durante a sua juventude uma ligação afectiva com o município de São Miguel, onde aproveitava todas as oportunidades para brindar as pessoas com “gaiatices encantadoras”.

A homenagem, segundo o autarca, é para perpetuar e eternizar a sua memória, valorizar o seu trabalho e o contributo que deu para a cultura cabo-verdiana.

“Foi um grande democrata, promotor da liberdade, mas também um grande artista e, enquanto cidadão e humorista, em todos os locais por onde passava falava de São Miguel, que era o seu amor maior, onde viveu juntamente com os seus pais durante alguns anos”, descreveu o autarca, realçando que foi um grande defensor da elevação da então freguesia de São Miguel Arcanjo à categoria de município, além de ter liderado grandes projectos na área da cultura.

Marcos Velhinho, um dos filhos do homenageado, lembrou com emoção e satisfação o poder do seu pai em fascinar as pessoas com o seu trabalho e arrancar as gargalhadas de todos e que hoje é uma “figura incontornável do humor e da cultura cabo-verdiana”.

“No fundo Nhu Puxin foi uma pessoa alegre, que fazia todos rirem, apesar de uma certa timidez dos cabo-verdianos, mas ele sempre deu uma força ao seu povo”, relembrou, sublinhando que ele também, além de humorista foi músico, actor de teatro, foi o primeiro homem a falar crioulo na rádio, o primeiro a falar o crioulo na televisão.

É de lembrar que o humorista cabo-verdiano Nhu Puxin, foi vocalista da banda Sodade, em 1969, e apresentador de vários programas radiofónicos e televisivos, tendo falecido no passado 26 de Abril, nos Estados Unidos da América, aos 82 anos, vítima de doença prolongada.

MC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Corrida de Cavalo: Passadinha do Fogo e Marizia de Santo Antão renovam títulos de campeão

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – Passadinha, do Fogo, e Marizia, de Santo Antão, renovaram hoje os títulos de campeões ao vencerem a corrida de cavalos promovida pela Câmara Municipal da Praia, enquadrado nas comemorações do dia do município.

Na categoria puro sangue Passadinha, do Fogo, foi a vencedora, com Rainha, de Santo Antão, na segunda posição, seguido de American Dream, na terceira posição, seguidos de Vulcão, Badia de Fogo e Força de Emigrante.

Marizia, de Santo Antão, revalidou também o título, na categoria cruzados nacionais, tendo ficado no segundo lugar, seguido de Raça Mau, de São Vicente, na terceira, de Apollo de São Nicolau, Varsóvia, Fénix, da ilha do Sal e Ciclone da Boa Vista.

A tradicional corrida de cavalos foi realizada na Ribeira de Paiol, enquadrado nas comemorações do dia da Cidade da Praia e do Município e contou com a participação de 17 cavalos.

No final da competição os concorrentes manifestaram-se satisfeitos pela conquista enquanto o vereador do Desporto, Fernando Pinto manifestou satisfação por mais esta realização realçando a boa adesão do público ao evento que, segundo disse, foi bastante competitivo e fantástico.

ET/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Cabo Verde com novo projecto para reforço do sistema nacional de governança da biodiversidade

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – Cabo Verde vai contar, a partir desta segunda-feira, 27, com um novo projecto visando o reforço do sistema nacional de governança da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais vivos no arquipélago.

O projecto visa, de acordo com uma nota do Ministério da Agricultura e Ambiente, a que a Inforpress teve acesso, fortalecer a governança nacional e local para a conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos, através de adopção de mecanismos de gestão eficaz e de financiamento sustentável.

“O novo projecto PNUD-GEF sobre a Governança da Biodiversidade irá consolidar os ganhos já alcançados e reduzir as lacunas existentes, ajudando o país a alcançar um novo nível de governança da biodiversidade e utilização sustentável da gestão de recursos naturais”, salientou.

O mesmo irá contribuir, conforme realça o documento, para o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020, a Agenda das Nações Unidas 2030 e o segundo Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS II).

ET/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Associações recolhem subsídios para elaboração de estratégia de comunicação no âmbito do Projecto Pilon di Mudjer

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – As associações P&D Factor, ACLCVBG e FEM e a Universidade de Cabo Verde promovem, na terça-feira, 28, um lanche briefing com os órgãos de comunicação social para recolha de contributos no âmbito do Projecto Pilon di Mudjer.

O projecto é uma iniciativa de parceria e cooperação entre Portugal e Cabo Verde que reúne as associações P&D Factor (Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento), Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) e FEM (Feministas em Movimento) com a Universidade de Cabo Verde, contando com o apoio da Cooperação Portuguesa.

O encontro, que se realiza esta terça-feira, 28, na cidade da Praia, é destinado aos jornalistas, órgãos de comunicação social, estudantes de comunicação e ‘influencers’ digitais.

Visa, segundo uma nota enviada à Inforpress, além da breve apresentação do projecto, receber contributos considerados necessários à elaboração de uma estratégia de comunicação e trabalho com os media nas temáticas específicas do Projecto Pilon di Mudjer/Senhoras de Si.

Isto tendo em conta, conforme a organização, que em 2024 o projecto Pilon di Mudjer, na quarta reunião consultiva (Praga e Paris, 1983), iniciativa da UNESCO com mais de 400.000 jornalistas de todo o mundo foi reconhecido o importante papel que a informação e a comunicação desempenham nas esferas nacional e  internacional.

“Este reconhecimento está assente em diferentes princípios que devem orientar os códigos de ética nacionais e regionais de jornalistas. Hoje a comunicação e informação tem um conjunto de agentes que importa associar e formar enquanto transformadores de sociedades mais justas, igualitárias e solidárias”, sublinhou a mesma fonte.   

Este papel transformador, prosseguiu, para que seja consequente e promotor de mais e melhor informação deve ser enquadrado em conhecimentos que acrescentem às opiniões e abordagem casuística ou “espectacular” das realidades,  o pensamento crítico e a acção que apoiem as pessoas e as instituições a serem centrais no desenvolvimento que se quer sustentável.

ET/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Mais de duas mil pessoas soterradas em deslizamento de terras na Papua Nova Guiné

Melbourne, Austrália, 27 Mai (Inforpress) - O governo de Papua Nova Guiné informou hoje que um deslizamento de terra soterrou mais de duas mil pessoas na sexta-feira e pediu formalmente ajuda internacional.

O número do governo é cerca de três vezes superior à estimativa das Nações Unidas, que era 670.

Numa carta ao coordenador residente das Nações Unidas, datada de domingo, o diretor interino do Centro Nacional de Desastres da nação insular do Pacífico Sul disse que o deslizamento de terra “enterrou mais de 2.000 pessoas vivas” e causou “grande destruição”.

As estimativas sobre o número de vítimas variaram muito desde a ocorrência do desastre e não ficou imediatamente claro como as autoridades chegaram ao número de pessoas afetadas.

O deslizamento de terra ocorreu na madrugada de sexta-feira, por volta das 03:00 (15:00 de quinta-feira em Lisboa), na província da Enga, no centro do país, apanhando os moradores da aldeia de Kaokalam de surpresa, segundo as autoridades locais.

Chuvas fortes caíram durante duas horas durante a noite na capital da província de Wabag, a 60 quilómetros da aldeia devastada.

O ministro da Defesa da Papua Nova Guiné, Billy Joseph, e o diretor do Centro Nacional de Desastres do governo, Laso Mana, voaram no domingo num helicóptero militar australiano da capital Port Moresby para Yambali, 600 quilómetros a noroeste, para fazer um levantamento das necessidades.

A Papua Nova Guiné é uma nação em desenvolvimento, composta sobretudo por agricultores de subsistência, com 800 idiomas. Existem poucas estradas fora das principais cidades.

Com 10 milhões de habitantes, é também a nação mais populosa do Pacífico Sul, depois da Austrália, que tem cerca de 27 milhões de habitantes.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais