Brava: CEFP sensibiliza empresários sobre as políticas activas de empregos do Governo (c/áudio)

24-05-2024 13:34

Nova Sintra, 24 Mai (Inforpress) – O director do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) da região Fogo e Brava, Carlos Lopes, promoveu hoje um encontro com empresários locais, no intuito de sensibilizá-los sobre as políticas activas de emprego do Governo.

Carlos Lopes, que falava à imprensa à margem do encontro com os empreendedores, explicou que as grandes políticas activas do Estado de Cabo Verde são materializadas através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“Estamos na Brava com um leque de assuntos importantes para o desenvolvimento da mesma e um desses momentos é o encontro de hoje, com os empresários locais. Além de mostrar as grandes acções do IEFP no seu vasto sentido, desde formação, estágio profissional, empreendedorismo, carteira profissional, entre outros, temos também alguns programas novos que surgiram e que os empresários devem conhecer", salientou.

Sendo assim, informou que existe um projecto denominado Programa de Apoio à Contratação (PAC), um plano novo que iniciou recentemente e está sendo materializado com o maior sucesso.

Explicou ainda, que é um programa que surgiu como incentivo do Governo para o sector privado que pode fazer, a partir de agora, a contratação de jovens até 35 anos e o Estado, através do IEFP, garante 50 por cento (%) do salário, durante um ano.

“A ideia é que os empresários não eliminem o posto de trabalho, mas aumentem. Um empresário que quer contratar um funcionário deve entrar em contacto com o IEFP, particularmente através do CEFP, onde uma equipa irá formalizar o projecto e só depois fazer uma adesão a esse grande projecto no sentido de contratar jovens”, sublinhou.

Daí, ressaltou, a ideia é pôr em prática o referido programa, em todos os quatro municípios da região.

“Deste encontro saímos bastante satisfeitos, tendo em conta que oito empreendedores já mostraram interesse a este programa e na ilha do Fogo já foram materializados dois, que estão na fase de tratamento e nos próximos dias serão encaminhados para o departamento de emprego, para análise e validação, mas a ideia é aumentar empregos usando este grande veículo”, frisou.

Por sua vez, a empresária Lídia Gomes salientou que o encontro foi “produtivo” porque passou a conhecer um projecto que não conhecia e congratulou-se com o programa.

“Penso que o PAC é um excelente programa, uma vez que muitos jovens na ilha Brava estão desempregados e eu estou disposto, juntamente com este projecto, a dar oportunidade a outros jovens na minha padaria”, finalizou.

DM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


27-05-2024 12:23
27-05-2024 12:35
27-05-2024 12:34
27-05-2024 12:32
27-05-2024 12:22