Cabo Verde e Senegal destacam áreas importantes de cooperação visando o desenvolvimento dos dois países
Cabo Verde e Senegal destacam áreas importantes de cooperação visando o desenvolvimento dos dois países
Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) - Cabo Verde e Senegal destacaram áreas importantes de cooperação visando o desenvolvimento dos dois países, assuntos que foram discutidos hoje no Palácio da Presidência, à margem da visita que o chefe de Estado do Senegal efectua ao arquipélago.
Bassirou Diomaye Faye encontra-se em Cabo Verde para uma visita de algumas horas, acompanhado por uma delegação de membros do Governo senegalês, incluindo os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Energia, Transportes, Indústria e Comércio, no quadro de um périplo por países da África Ocidental.
Em declarações à imprensa, após um encontro entre os dois chefes de Estado, seguido por uma conversação entre as delegações dos dois países, o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, felicitou a presença do seu homólogo ao arquipélago, considerando que o encontro abre caminhos de cooperação entre os dois países.
Senegal, por ser um país democrático, disse José Maria Neves, há uma grande comunidade cabo-verdiana no Senegal, bem integrada e que participa activamente no processo global político, económico e social do Senegal.
O Presidente de Cabo Verde referiu-se as áreas importantes de cooperação, sublinhando que a “visita estratégica” abre caminho para o reforço dessas relações.
“Temos áreas dos transportes, turismo, energia, das trocas comerciais que possibilitam o reforço das relações entre os dois países, designadamente através de relações marítimas e também a possibilidade de cooperarmos e articularmos posições tanto no quadro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) quanto da União Africana”, disse José Maria Neves.
O chefe de Estado cabo-verdiano salientou que o país está satisfeito e honrado com a visita, esperando que, “efectivamente”, seja o início de um trabalho produtivo de relações entre Cabo Verde e Senegal.
Por sua vez, o Presidente senegalês, Bassirou Faye, sublinhou que para além do quadro bilateral entre os dois países, Cabo Verde e Senegal partilham também relações a nível da sub-regional e regional.
“Refiro-me a todo o compromisso do Senegal e ao meu compromisso como Presidente da República, no aprofundamento das relações entre Senegal e Cabo Verde, que, como todos sabemos, são relações que têm uma longa tradição”, mencionou.
Bassirou Diomaye Faye lembrou ainda que no sector dos transportes, o serviço de viagens marítimas oferece “grandes oportunidades” de circulação de passageiros e comerciantes, frisando, de igual modo, que a CEDEAO incentiva e permite “fundamentalmente” essa ligação de pessoas e bens.
OS/CP
Inforpress/Fim