Portugal: Peça “Dona Pura e os camaradas de Abril” em exibição 23 e 24 de Maio no FITEI

22-05-2024 18:24

Lisboa, 22 Mai (Inforpress) - A peça “Dona Pura e os camaradas de Abril”, fruto da adaptação da obra do escritor cabo-verdiano, Germano Almeida, vai estar nos dias 23 e 24 de Maio, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), no Porto.

A exibição nesses dois dias no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery (Porto) acontece depois da estreia da peça da Saaraci Colectivo Teatral, que aconteceu no dia 17 de Maio, no Festival Internacional Teatro do Alentejo, em Beja, e 18 em Serpa, no âmbito do mesmo festival.

Em Abril, em declarações à Inforpress, o director artístico da Saaraci Colectivo Teatral, João Branco, explicou que o FITEI é um dos principais festivais de teatro portugueses no Porto.

“Nós somos um grupo de teatro sediado em Portugal, mas que carrega a bandeira cabo-verdiana (..). Na verdade, nós somos um grupo de teatro cabo-verdiano na diáspora, como existem grupos de música, como existem grupos de dança, como existem outros tipos, géneros de associações, ou seja, as nossas equipas são cabo-verdianas e os actores são cabo-verdianos”, enfatizou.

A música da peça é assinada por Mário Lúcio Sousa, sendo que “Dona Pura e os camaradas de Abril” é o primeiro capítulo de uma trilogia dedicada ao que João Branco denomina como “25 de Abril crioulo”, explorando as diversas formas como este evento histórico influenciou Cabo Verde e vice-versa.

Segundo o actor, encenador e professor de teatro, os próximos espectáculos prometem abordar esta temática de maneiras diversas, incluindo teatro-dança e teatro-música, sempre mantendo a identidade cultural cabo-verdiana como pilar central do projecto.

A característica da trilogia é que o primeiro é um espectáculo de “teatro-teatro” com a “Dona Pura e os camaradas de Abril”, o segundo será um espectáculo de “teatro-dança” como o nome “Cabral Corpo”, com a encenação da Sara Estrela e dramaturgia do Filinto Elísio, e o terceiro será um espectáculo de “teatro-música,” utilizando textos revolucionários de referência da época, mas trazendo-os para os diferentes crioulos de Guiné e de Cabo Verde.

De acordo com a programação, depois do Porto, “Dona Pura e os camaradas de Abril”, fruto da adaptação da obra de Germano Almeida, com o mesmo nome, vai andar por vários lugares, sendo que aqui em Lisboa será em Setembro e Cabo Verde em Novembro, no âmbito do Mindelact”.

DR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


27-05-2024 12:23
27-05-2024 12:35
27-05-2024 12:34
27-05-2024 12:32
27-05-2024 12:22