Praia acolhe primeiro evento da quarta edição do DjârFogo International Film Festival
Praia acolhe primeiro evento da quarta edição do DjârFogo International Film Festival
Cidade Praia, 23 Mai (Inforpress) - A Cidade da Praia irá acolher entre os dias 24 e 28 de Maio o primeiro evento da quarta edição do DjârFogo International Film Festival (DIFF), em celebração do centenário de Amílcar Cabral e do cinema africano.
Sob o lema “Liberação através da Cultura”, serão cinco dias de celebração totalmente dedicados ao cinema africano, que contará com a presença de renomados e premiados cineastas internacionais, através da exibição de filmes de cineastas de: Angola, Cabo Verde, Gana, Guiné-Bissau/Suécia e São Tomé e Príncipe e Senegal.
De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, o evento privilegia o programa educacional Africa Film Lab/Filmmaking Mentorship através da promoção de debates, mentorias e workshops para jovens e profissionais.
Este é o primeiro de três programas enquadrados na quarta edição do DjârFogo International Film Festival que terá continuidade nos meses de Setembro e Novembro.
A decorrer paralelamente em três palcos, com a abertura marcada para o dia 24 às 17:45 no Centro Cultural Português, seguindo-se o Palácio da Cultura Ildo Lobo nos dias 25 e 26, e finalizando no dia 27 na Uni-CV, o evento pretende alcançar um público diversificado e promover o debate sobre o Cinema como forma de celebrar o legado de Cabral.
O DIFF é um festival internacional de cinema criado pela Txan Film, uma produtora independente dirigida pelo cineasta cabo-verdiano/americano Guenny K. Pires, radicado nos Estados Unidos da América, e conta com a parceria da Mount Saint Mary’s University/Hollywood Studio Campus, da Fundação Amílcar Cabral.
O evento conta ainda com apoio da Presidência da República de Cabo Verde, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Câmara Municipal da Praia, Universidade de Cabo Verde, Instituto Pedro Pires, Oásis Atlântico, Embaixada dos EUA, Cuba, Centro Cultural Português entre outros parceiros.
TC/ZS
Inforpress/Fim