Presidente da República lamenta morte do embaixador de Portugal em Cabo Verde
Presidente da República lamenta morte do embaixador de Portugal em Cabo Verde
Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, lamentou esta sexta-feira a morte do embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, falecido hoje, vítima de um ataque cardíaco.
"Uma enorme perda. Um Homem culto, vigoroso e inovador. Estava a por novos e importantes pilares nas excelentes relações entre Cabo Verde e Portugal. Ficamos, todos nós, infinitamente mais pobres. Um grande amigo que parte para sempre, assim de repente, sem se despedir, descumprindo, desse modo, as regras diplomáticas. Deixa saudades e um vazio impreenchível", escreveu José Maria Neves, na rede social facebook.
O diplomata faleceu hoje na Cidade da Praia, vitima de um ataque cardíaco fulminante, confirmou à Inforpress fonte da embaixada de Portugal.
De acordo com a mesma fonte, o diplomata, de 52 anos, ainda foi transportado ao Hospital Agostinho Neto mas não resistiu.
Até o momento as informações são escassas, mas a Inforpress promete trazer mais pormenores sobre o passamento físico do diplomata.
Paulo Lourenço estava à frente da Embaixada de Portugal na Cidade da Praia desde 28 de Fevereiro do ano passado, quando entregou as cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, na Cidade do Mindelo.
Iniciou as funções diplomáticas em 1995 e serviu Portugal nas Embaixadas em Luanda ( Angola) , Londres (Inglaterra), Sarajevo (Bósnia Herzegovina ) e Belgrado ( Sérvia) e foi Cônsul Geral do seu País em São Paulo, Brasil, entre 2012 e 2018.
Antes de ser nomeado Embaixador na Cidade da Praia, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, sob proposta do então Governo de António Costa, liderava, em Portugal, a Direção Geral de Política de Defesa Nacional, tendo assumido aquelas funções em Fevereiro de 2020.
OM/JMV
Inforpress/Fim