São Vicente: UTA promove feira gastronómica e de artesanato para aproximar alunos do continente
São Vicente: UTA promove feira gastronómica e de artesanato para aproximar alunos do continente
Mindelo, 26 Mai (Inforpress) – A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) organizou no sábado, 25, uma feira gastronómica para assinalar o Dia da África e permitir maior aproximação entre alunos dos diversos países do continente que frequentam o estabelecimento universitário.
Conforme a secretária do Departamento de Comunicação e Imagem, Anaísa Lopes, avançou à Imprensa, o evento apresentou aos são-vicentinos amostras de gastronomia, vestuário e artesanato tanto de Cabo Verde como em representação de 12 estudantes, vindos do continente africano, que fazem mestrado na UTA através do Programa de Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (WASCAL, sigla em inglês).
Uma feira de cerca de 20 stands, que assinalou o Dia da África, comemorado a 25 de Maio, mas também como forma de promover o intercâmbio entre alunos cabo-verdianos e dos restantes países africanos.
“Ao longo do ano lectivo, os alunos, que fazem mestrado aqui na universidade, estão mais focados nos estudos e depois voltam para os seus países, porque têm muito pouco tempo para estar cá e acabamos sem conviver com eles”, explicou Anaísa Lopes.
Como convidada, a senegalesa Marie Ngam destacou a oportunidade de mostrar os produtos da sua terra, a sua cultura e como os africanos vivem.
A imigrante, que já vive há alguns anos em São Vicente, admitiu ser “feliz e muito bem-recebida” pelo povo cabo-verdiano.
Além da feira, a UTA comemorou o Dia da África, na sexta-feira, 24, com uma conferência com alguns especialistas para debater desafios do continente.
O dia do continente foi assinalado no sábado, 25, em São Vicente, por outras entidades, entre estes os grupos carnavalescos que realizaram um ‘flash mob’, apresentação de cerca de 15 minutos, que deu “um cheirinho” do Carnaval, na principal rua da cidade do Mindelo, a Rua de Lisboa.
LN/HF
Inforpress/Fim