Desporto


27/05/24 12:35

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – Passadinha, do Fogo, e Marizia, de Santo Antão, renovaram hoje os títulos de campeões ao vencerem a corrida de cavalos promovida pela Câmara Municipal da Praia, enquadrado nas comemorações do dia do município.

Na categoria puro sangue Passadinha, do Fogo, foi a vencedora, com Rainha, de Santo Antão, na segunda posição, seguido de American Dream, na terceira posição, seguidos de Vulcão, Badia de Fogo e Força de Emigrante.

Marizia, de Santo Antão, revalidou também o título, na categoria cruzados nacionais, tendo ficado no segundo lugar, seguido de Raça Mau, de São Vicente, na terceira, de Apollo de São Nicolau, Varsóvia, Fénix, da ilha do Sal e Ciclone da Boa Vista.

A tradicional corrida de cavalos foi realizada na Ribeira de Paiol, enquadrado nas comemorações do dia da Cidade da Praia e do Município e contou com a participação de 17 cavalos.

No final da competição os concorrentes manifestaram-se satisfeitos pela conquista enquanto o vereador do Desporto, Fernando Pinto manifestou satisfação por mais esta realização realçando a boa adesão do público ao evento que, segundo disse, foi bastante competitivo e fantástico.

ET/HF

Inforpress/Fim

27/05/24 12:34

Nova Sintra, 26 Mai (Inforpress) – O Sport Clube Morabeza empatou hoje (2-2), em casa, frente ao Palmeira, do Sal, no jogo da quarta jornada do campeonato nacional de futebol, grupo B, disputado no estádio Aquiles D´Oliveira.

O Morabeza inaugurou o marcador aos 31 minutos da primeira parte, de grande penalidade transformado por Sérgio. Ainda no primeiro tempo o jogador número oito do Palmeira, Aí, foi expulso do jogo aos 38 minutos, por acumulação de amarelos.

Na segunda parte, os visitantes e actual campeão nacional entraram melhor no jogo e logo aos oito minutos Panta empatou o jogo e, no minuto 27, através de um livre, Dario marcou e fez a reviravolta no marcador.

No entanto, aos 44 minutos, através de mais uma grande penalidade, Ronaldo conseguiu marcar o golo que daria o empate à equipa da casa.

Em declarações à comunicação social, o técnico adjunto Carlos Araújo admitiu ser um resultado que deixa a equipa um pouco “fragilizada”, mas considerou que o grupo mostrou “personalidade e vontade” de ganhar, mas lamentou não terem conseguido.

“Este empate não era o que queríamos, mas temos mais jogos e o próximo é contra o Barreirense, onde temos de dar uma resposta mais positiva, pois viemos com um resultado negativo da ilha do Sal, contudo, trabalhamos arduamente para sairmos com os três pontos deste jogo, porém infelizmente não conseguimos”, declarou.

Sendo assim, frisou que agora é trabalhar durante a semana, tendo em conta que a equipa sofreu um golo de forma “inesperada” e o objectivo é corrigir as falhas deste jogo.

“Para próximo encontro, vamos lutar para conseguir os três pontos e prometemos aos adeptos que iremos dar uma resposta positiva contra o Barreirense”, garantiu.

Por sua vez, o treinador do Palmeira, Toca Leite, ressaltou que a sua equipa veio à ilha Brava para levar os três pontos, mas acabaram por ficar sem um jogador ainda na primeira metade do jogo.

“Podemos afirmar que jogamos quase setenta minutos neste campo complicadíssimo com menos um jogador, onde o adversário conhece muito bem. Fomos para o intervalo em desvantagem, mas moralizamos a equipa e na segunda parte viemos determinados em dar a volta ao resultado, mas por um azar houve mais um penalti a favor da equipa adversária e empataram a partida”, sublinhou.

“Ainda nada está perdido e matematicamente está tudo em aberto e temos mais dois adversários para defrontar independentemente dos resultados de hoje”, finalizou.

DM/HF

Inforpress/Fim

27/05/24 12:22

Ribeira Grande, 26 Mai (Inforpress) –  O jogo da 1ª jornada da segunda volta do campeonato nacional de futebol, entre Rosariense e Juventude do Norte, terminou em empate, 1-1, frustrando as expectativas de ambas as formações.

A equipa da casa, o Rosariense, em tempo de comemoração do centenário da fundação do clube, dominou a primeira parte do jogo, tendo Kokita inaugurado o marcador, aos 11 minutos, para o delírio dos adeptos.

Na segunda parte com algumas mexidas no plantel a equipa da Juventude começou a comandar o jogo e Ady que tinha saltado do banco de suplentes, aos 39 minutos, restabeleceu a igualdade no placard e ditou o resultado final da partida.

Em declarações à imprensa, Rui Lopes, treinador do Rosariense, disse que foi uma partida que poderiam ter ganho, mas os seus jogadores cometeram erros.

“Não era o resultado que queríamos agora é trabalhar para a semana. Com este resultado ficamos um pouco condicionados, mas ainda temos dois jogos e agora é trabalhar para vencê-los e no final fazermos as contas”, pontuou.

Já o treinador da Juventude, Luís Neves, afirmou que foi um bom jogo, embora num campo difícil.

“Faltou um pouco de sorte porque jogamos bem. No entanto, depois do jogo polémico que tivemos em casa sabíamos que passar de fase seria um pouco complicado, mas viemos dar o nosso máximo e dignificar a nossa equipa”, salientou.

O Rosariense faz parte do Grupo A, que integra, ainda, o Académico (Sal), Académica (Fogo) e Juventude (Boa Vista).

Neste grupo, o Académico do Sal lidera com 10 pontos, seguido do Rosariense com cinco pontos, a Académica do Fogo ocupa a terceira posição com quatro pontos e a Juventude do Norte está na cauda da tabela com dois pontos.

LFS/HF

Inforpress/Fim

27/05/24 11:54

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – A agência Inforpress divulga o quadro completo dos resultados dos jogos da 4ª jornada do campeonato de futebol de Cabo Verde, disputados este fim-de-semana, nas diferentes regiões desportivas do país.

Grupo A: 

Académico do Sal 1 – Académica do Fogo 0 e Rosariense 1 – Juventude 1;  

Classificação: Académico do Sal (10 pontos), Rosariense (cinco pontos), Académica do Fogo (quatro pontos) e Juventude (dois pontos);

Grupo B:

Morabeza 2– Palmeira 2 e Varandinha 2 – Barreirense 3;

Classificação: Barreirense (sete pontos), Palmeira (seis pontos), Morabeza (cinco pontos) e Varandinha (dois pontos)

Grupo C:

Derby 0 – Sanjoanenses 0 e Boavista da Praia 3 – Ultramarina 0;  

Classificação: Boavista da Praia (12 pontos), Derby (sete pontos), Ultramarina (três pontos) e Sanjoanenses (um ponto).

Jogos da 5ª jornada a serem disputados no fim-de-semana 01 e 02 de Maio:

Grupo A: Académica do Fogo – Rosariense e Académico do Sal – Juventude;

Grupo B: Palmeira – Varandinha e Morabeza – Barreirense;

Grupo C: Ultramarina – Derby e Boavista da Praia – Sanjoanenses.

OM/HF

Inforpress/Fim 

27/05/24 11:42

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – O Boavista da Praia venceu hoje, no estádio da Várzea, a Ultramarina por 3-0, e consolidou a liderança do grupo C do campeonato nacional de futebol, com 12 pontos.

Os axadrezados, com pleno de vitórias (quatro triunfos em outros tantos jogos) já têm praticamente garantida a passagem para as meias-finais da prova.

No jogo a contar para a quarta jornada, depois do nulo na primeira parte, o Boavista da Praia entrou forte na etapa complementar e Wi, aos 48 minutos, inaugurou o marcador após um cruzamento do lateral-esquerdo Stopira.

O 2-0 teve também Stopira na assistência, para a conclusão, com um bom golpe de cabeça, do defesa central Williams, que se estreou a marcar no campeonato nacional.

Depois de duas assistências, o internacional cabo-verdiano quis colocar o seu nome na lista dos marcadores e fez o 3-0, com um remate cruzado.

No outro jogo deste grupo, realizado no sábado, 25, no estádio Adérito Sena, em São Vicente, o Derby empatou, sem golos, com os Sanjoanenses.

Na classificação deste grupo C, concluída a quarta jornada, o Boavista lidera com 12 pontos, seguido do Derby (sete pontos), Ultramarina (três pontos) e Sanjoanenses (um).

Na próxima jornada, a quinta, o Boavista da Praia recebe os Sanjoanenses, no Estádio da Várzea, na Praia, e a Ultramarina será a anfitriã do Derby, no Estádio Orlando Rodrigues, no Tarrafal de São Nicolau.

OM/HF

Inforpress/Fim

27/05/24 11:41

Tarrafal, 26 Maio (Inforpress) – O Barreirense, campeão da ilha do Maio, venceu hoje o Varandinha, 3-2, no primeiro jogo da segunda volta do campeonato nacional de futebol, no jogo disputado no estádio municipal do Tarrafal e passou a liderar o grupo B.

Num jogo em que o Barreirense dominou completamente a primeira metade do jogo, conseguiu fazer dois golos nos primeiros 45 minutos, por intermédio do capitão Gerson e Silá.

Na segunda parte, o Varandinha entrou melhor na disputa, tendo Rafa diminuído a diferença para 2-1, mas depois, Jailson, do Barreirense, aumentou a diferença novamente para 3-1 e o Rafa voltou a marcar para o Varandinha, finalizando assim o placard 3-2.

No final do jogo, o treinador Fernando Jorge da Graça monstrou-se satisfeito com a vitória, realçando que tinha a plena certeza que além dos contratempos enfrentados para disputar esta partida os jogadores encontravam-se “preparados” para este embate, o que, segundo o mesmo, foi demonstrado dentro do campo onde a equipa “foi superior”.

Faltando apenas dois jogos, o treinador deixou claro que a equipa vai trabalhar “duro” para vencer e passar à próxima fase, acreditando que os seus jogadores “possuem potencial”, visto que, já conhecem as tácticas e as lutas das disputas do campeonato.

Por seu turno, Alcides “Txober” Levy, treinador do Varandinha felicitou a equipa do Barreirense pela vitória, reconhecendo o domínio da equipa durante o jogo, realçando que, matematicamente, as contas ficaram complicadas para dizer que o Varandinha vai passar da fase de grupos.

Entretanto, avançou que a equipa “não vai baixar a guarda”, evidenciando que tem um nome e um símbolo para honrar, comprometendo-se a lutar até ao final.

No outro jogo do grupo B, o Palmeira, da ilha do Sal, empatou com o Morabeza, da ilha Brava, 2-2, no jogo também a contar para a quarta jornada do campeonato nacional de futebol disputado no estádio Aquiles D´Oliveira, na cidade de Nova Sintra, ilha Brava.

Com estes resultados, o grupo B é liderado pelo Barreirense com sete pontos, seguido do Palmeira, campeão de Cabo Verde (época 2022-2023) com seis pontos, Morabeza cinco pontos, enquanto que o Varandinha ocupa a última posição com dois pontos.

MC/HF

Inforpress/Fim

27/05/24 11:39
Mindelo, 26 Mai (Inforpress) – O Grémio Sportivo Castilho assegurou hoje a permanência na 1.ª divisão do futebol da ilha de São Vicente, designada Soncent Superliga, ao derrotra a Uni-Mindelo por 5-4 no desempate por pontapés da marca da grande penalidade.
Tratou-se do jogo da 2.ª mão da eliminatória da designada liguilha e que pôs frente-a-frente o penúltimo classificado da presente temporada do campeonato da 1.ª divisão, Castilho, e a segunda classificada do campeonato da 2.ª divisão (Mindel League), Uni-Mindelo.
Na primeira mão, disputada no passado dia 18, o Castilho venceu por 1-0, vantagem anulada hoje pela Uni-Mindelo, que venceu também por 1-0, com um golo apontado por Groy aos 64 minutos de jogo.
Este resultado manteve-se no prolongamento, pelo que, com a eliminatória empatada, foi necessário recorrer ao desempate por pontapés da marca da grande penalidade, com a vitória a sorrir ao Castilho por 5-4.
Assim, o Castilho mantém-se na 1.ª divisão, ao passo que a Uni-Mindelo competirá na próxima época, mais uma vez, na 2.ª divisão.
As provas regionais da corrente época desportiva ditaram Futebol Clube Derby, campeão regional, os Falcões do Norte despromovidos à 2.ª divisão, ao passo que no sentido inverso o Farense, campeão do Mindel League, ascendeu à 1.ª divisão.
AA/HF
Inforpress/Fim
26/05/24 15:30

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) – As equipas do Prédio e do ABC são as finalistas do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul, em sénior masculino, referente à época 2023-2024.

Neste sábado, 25, o Prédio venceu o Bairro por 63 -58, no quarto jogo dos play-off de acesso à final e fechou com o resultado de 3-1.

A formação de Achada Santo António [Prédio], que venceu os dois primeiros jogos da série (76-72 e 59-49), e perdera o terceiro jogo por 74-56.

No outro jogo das meias-finais, o ABC, voltou a vencer o Revolution (70 -62) e ganhou a serie, também por 3-1.

O regional de Santiago Sul, época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias das equipas Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase do play-off as quatro melhores classificadas.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) jogou com o quarto (Bairro) e o segundo (ABC) defrontou o terceiro classificado (Revolution).

Na classificação final da fase preliminar o Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolution (38), Bairro (34), Veteranos (32), São Filipe (30), Guardiões (26), Achadinha (18) e Maracanã (desclassificado).

OM/HF

Inforpress/Fim

26/05/24 10:46

Porto Novo, 26 Mai (Inforpress) – Dirigentes e técnicos de futebol em Santo Antão Sul exigiram hoje a “garantia” da edilidade porto-novense sobre a substituição da relva no estádio municipal do Porto Novo para poderem preparar a próxima época futebolística.  

Abordados pela Inforpress, alguns treinadores e dirigentes de clubes nesta região desportiva dizem que precisam ter a certeza da Câmara Municipal do Porto Novo de que o estádio municipal irá dispor de uma nova relva, numa altura em que a actual, com 15 anos de utilização, já não oferece as condições para a prática do futebol.

Os clubes, segundo os dirigentes, desejam iniciar a preparação da próxima época, mas antes precisam ter a garantia da Câmara Municipal do Porto Novo de que a relva do estádio municipal será substituída, reafirmando a decisão de não avançar para as competições em 2024 – 2025 caso a substituição do sintético não se efective até ao início da próxima temporada, em Outubro.

Os clubes de futebol em Santo Antão Sul têm reiterado a sua decisão de não participar nas competições na época desportiva 2024-2025, caso a relva do estádio municipal do Porto Novo não seja substituída até ao mês de Outubro.

Porém, a autarquia porto-novense já assegurou que o estádio municipal do Porto Novo será dotado, ainda neste ano de 2024, de um novo relvado sintético, que está a ser adquirido pelo Governo, através do Ministério do Desporto.

O vereador que responde pela área do Desporto, Nilson Santos, avançou, recentemente, que o Governo está a adquirir dez relvas para os diferentes campos de futebol no País e que o estádio municipal do Porto Novo vai ser uma das infra-estruturas contempladas.  

A substituição da relva do estádio municipal do Porto Novo é um processo que está a ser conduzido pelo Ministério do Desporto, que vai adquirir dez relvas, sendo que uma delas será destinada a Santo Antão Sul, garantiu o autarca.  

JM/HF

Inforpress/Fim  

25/05/24 21:59

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) - O sorteio das meias-finais do campeonato nacional de futebol vai ser realizado no dia 17 de Junho, ficando sem efeito o calendário divulgado após a assembleia-geral da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) de 16 de Dezembro de 2023.

Em comunicado de imprensa, a FCF esclarece que durante o anterior sorteio foi apresentada uma proposta no sentido de se emparelhar os jogos das meias- finais da prova, de forma a se evitar sobressaltos na preparação logística dos jogos num curto espaço de tempo.

No entanto, acrescenta que o artigo 3° estipula que o emparelhamento e a ordem dos jogos das meias-finais serão decididos, por sorteio livre, após a conclusão da fase de grupos.

Sendo assim, informa, depois do assunto ter sido submetido ao Comité Executivo foi decidido que o sorteio de emparelhamento dos jogos das meias-finais realizar-se-á de forma livre e após a conclusão da fase de grupos.

"Fica sem efeito o calendário das meias finais constante do calendário tornado público, e pelo que pedimos as sinceras desculpas e apelamos à compreensão de todos", reitera a FCF.

OM/ZS
Inforpress/Fim

 

25/05/24 20:00

Mindelo, 25 Mai (Inforpress) – A equipa da Sanjoanenses, de Santo Antão Sul, veio hoje a São Vicente empatar (0-0) com o Derby, em jogo da 4.ª jornada do Grupo C, o que valeu o primeiro ponto aos santantonenses em quatro jogos.

O Derby, por seu lado, atrasa-se em relação ao líder do grupo de qualificação às meias-finais do campeonato de Cabo Verde, o Boavista da Praia, que só joga no domingo, 26, mas mesmo assim tem, para já, uma vantagem de dois pontos na liderança, nove contra sete.

E, no jogo de hoje, no Estádio Adérito Sena, da forma como principiou, com o Derby a criar duas oportunidades de concretização nos primeiros dois minutos, não se antevia este desfecho, até porque a equipa da Sanjoanenses fez o primeiro remate à baliza do Derby aos 18 minutos.

Aos 44 minutos, um chapéu de Toi d’Salamansa ao guarda-redes Valdo, da Sanjoanenses, foi tirado por um defesa quando a bola ia a entrar na baliza.

Para o Derby, a bola ultrapassou a linha de golo, para a equipa de arbitragem, não, e porque não há VAR, vale a decisão do árbitro.

É verdade que a equipa de São Vicente controlou o jogo na primeira parte, mas um controlo que chegada às imediações da área da Sanjoanenses e voltava para trás, muito por culpa da estratégia defensiva montada pelo treinador Gunga, mas também devido à ansiedade que, à medida que os minutos escoavam, apoderava-se dos pupilos de Pepa, treinador do Derby.

O jogo ficou assim, a Sanjoanenses a acreditar que poderia manter as suas redes invioláveis, o Derby a atacar mas, ironia própria do futebol, nos últimos minutos do jogo, quando a equipa da casa investiu forte no ataque, coube à equipa de Santo Antão Sul pelo menos duas soberanas oportunidades de concretização, em jogadas de transição.

No fim, 0-0, um ponto para cada equipa, na próxima jornada o Derby desloca-se à ilha de São Nicolau para defrontar a Ultramarina, ao passo que Sanjoanenses vão à cidade da Praia para jogar com o Boavista.

AA/ZS

Inforpress/Fim

25/05/24 19:31

Cidade da Praia, 26 Mai (Inforpress) - A equipa do Seven Stars venceu hoje, no Estádio da Várzea, os Black Panthers por 3-0 e conquistou a Taça Praia em futebol feminino, referente à época 2023-2024.

Numa partida, que colocou frente-a-frente as duas melhores equipas de Santiago Sul e que levou algum público ao Estádio da Várzea, a atacante Camoca foi a "herói do jogo" ao inaugurar o marcador aos 42 minutos e fazer o resultado final aos 84 minutos. Pelo meio, no minuto 63, marcou Filó.

Para chegar à decisão, as meninas do Seven Stars golearam nas meias-finais o Bayer por 11-0, após eliminarem a Kumunidadi, na primeira eliminatória, pelo mesmo resultado.

Por seu lado, os Black Panthers, depois de vencerem o Vila Nova nas grandes penalidades na primeira eliminatória, qualificaram-se directamente para a final, depois do sorteio realizado pela associação regional.

A Taça Praia em futebol feminino contou com a participação das seis equipas do campeonato regional de Santiago Sul.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Afficher 1 à 12 de 60