Santa Catarina: Hospital Santa Rita Vieira celebra missa solene da sua santa padroeira Santa Rita de Cássia
Santa Catarina: Hospital Santa Rita Vieira celebra missa solene da sua santa padroeira Santa Rita de Cássia
Assomada, 26 Maio (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Santa Catarina, celebrou hoje a solenidade da sua santa padroeira, Santa Rita de Cássia, na presença de entidades locais, regionais, administração, funcionários do hospital e centenas de fiéis.
Numa cerimónia presidida no largo da capela do referido hospital, o padre Esmeraldo Borges, pároco da paróquia de Santa Catarina, explicou que hoje, no domingo em que se celebra a Santíssima Trindade, também foi celebrada a memória da Santa Rita de Cássia, que liturgicamente é celebrado a 22 de Maio, mas que foi celebrada hoje por ser domingo permitindo assim a participação dos fiéis.
Na sua homilia, o pároco pediu às centenas de fiéis presentes que tenham confiança, resiliência e força, para não se desanimarem diante das dificuldades, reforçando que este é o exemplo que Santa Rita de Cássia deixou.
O sacerdote defendeu que “quem tem fé não pode ter medo do sofrimento, porque Jesus ensina que o sofrimento deve ser encarado de frente e com confiança Nele e que assim Ele nos ajuda a alcançar a vitória que é a saída do sofrimento”.
Para finalizar, o sacerdote pediu aos fiéis que rezem e peçam à Santa Rita de Cássia, “Santa das causas impossíveis”, para que ilumine os profissionais de saúde no cumprimento da sua missão, que é salvar vidas humanas.
Este é o terceiro ano consecutivo das celebrações em honra a Santa Rita de Cássia, com celebração da missa na capela construída no hospital, que tem sido também um momento de levar uma palavra de conforto e fé aos doentes internados, sendo que, na sequência da missa, o padre, acompanhado das autoridades presentes e da imagem da Santa, visitou todas as enfermarias, conversando com os doentes internados, abençoando e desejando melhoras e boa recuperação.
O Hospital Santa Rita Vieira está situado em Achada Falcão, Santa Catarina, integrando a Região Sanitária de Santiago Norte, cuja missão fundamental é a prestação de cuidados hospitalares, secundários num nível de melhor qualidade, em complementaridade à atenção primária. Serve uma população de cerca de 120.260 habitantes (Censo – 2010 – Projecção demográfica de CV 2010 – 2030), residentes nos seis municípios: Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, São Salvador do Mundo, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.
MC/HF
Inforpress/Fim