São Vicente: ‘Flash Mob’ assinala Dia de África e também união dos grupos do Carnaval mindelense (c/áudio)

25/05/24 13:56

Mindelo, 25 Mai (Inforpress) – Os grupos carnavalescos de São Vicente realizaram na manhã de hoje, na Rua de Lisboa, um ´flash mob´ para comemorar o Dia de África, mas que também serviu para reforçar a união entre grupos.

A apresentação, que durou cerca de 15 minutos e fechou por este período de tempo a principal rua da cidade do Mindelo, partiu da iniciativa do Cruzeiros do Norte, que, conforme o presidente do grupo, Jailson Juff, quis assinalar de forma diferente o Dia de África.

Isto porque, há já três anos que realizam actividades para comemorar a data, mais precisamente em Cruz-João Évora, zona onde o grupo é oriundo, mas desta vez quiseram fazer algo na rua.

“Nos juntamos aqui por estes 15 minutos para que este dia não passasse em branco, porque temos que lembrar que somos africanos e temos de comemorar sempre”, considerou Jailson Juff.

Por outra via, o evento, segundo a mesma fonte, representou a união dos grupos do Carnaval que quiseram passar o exemplo ao mundo e aos africanos sobre a necessidade de se estar unido para o desenvolvimento de África.

Uma união também reforçada pelo presidente do grupo Monte Sossego, António Duarte, também conhecido por Patcha, e que tem sido um dos principais “rivais” do “Cruzeiros do Norte” nos desfiles.

“No Carnaval de São Vicente sempre haverá rivalidade, mas tem que ser uma rivalidade saudável, obviamente, porque precisamos no processo e após o Carnaval continuar a conviver”, sublinhou Patcha, para quem não há forma de um grupo contribuir individualmente para o crescimento da festa do Mindelo.

Segundo a mesma fonte, o grupo Monte Sossego tem colaborado sempre com os Cruzeiros do Norte na realização das actividades de Dia de África, para os quais tem sido convidado e vai estar “sempre disponível” para outras participações.

Além de Monte Sossego, a actividade contou ainda com a presença de elementos da Escola de Samba Tropical e Flores do Mindelo, sendo Estrela do Mar, o único grupo oficial a estar ausente.

Também não teve divulgação prévia, uma vez que, conforme Jailson Juff, quiseram manter o efeito surpresa, para que não houvesse muita acumulação de pessoas e afectar a circulação do trânsito.

Mesmo assim o `flash mob´ teve a assistência de várias pessoas que circulavam pelo centro da cidade do Mindelo e vibraram ao som da batucada, que trazia à frente as rainhas de bateria dos diferentes grupos, porta-bandeiras, mestres-salas, mandinga e alguns figurantes.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


27/05/24 12:23
27/05/24 12:35
27/05/24 12:34
27/05/24 12:32
27/05/24 12:22